Projeto Tudo Sobre Plantas

:: ver listagem de participantes :: cadastre-se

Temos a satisfação de colocar diversos serviços disponíveis aos usuários, como nosso grupo de estudos sobre plantas.

Cultivadores, agrônomos, estudantes, técnicos, botânicos, pesquisadores, curiosos, amigos do verde... Enfim, um grupo formado por pessoas que gostam de plantas e/ou trabalham com elas.

Sejam bem-vind@s os curiosos, as donas de casa, os cultivadores de fundo de quintal, pesquisadores de laboratório e de campo, o pessoal dos vasos na varanda, a galera que planta alimentos, aqueles que colhem, que cuidam... Todos e todas que gostam de flores, pássaros, sol, florestas, natureza!

O que é o projeto Tudo Sobre Plantas?

Imagine um espaço virtual de troca de conhecimentos.

O Tudo Sobre Plantas é um projeto de Eco Escola, desenvolvido através de grupos de estudos, fóruns, galerias de imagens e vídeos, blog, fanpage e demais ramificações, onde ensinamos e aprendemos sobre plantas, reunindo toda essa troca de conhecimentos e informações em uma enciclopédia botânica online, pública e gratuita, com fichas de cerca de 50 mil espécies de plantas notáveis.

Cada participante pode contribuir com informações, apresentar pesquisas ou se informar sobre tudo o que acontece relacionado ao mundo das plantas.

Este projeto permite acesso a várias ferramentas de pesquisa, desenvolvidas para facilitar a busca por informações sobre espécies vegetais, nativas ou estrangeiras, via Internet.

Iniciamos uma luta pelo compartilhamento de informações sobre espécies notáveis, tempos atrás. É importante conhecermos ideias edificantes, opiniões, sugestões, o que for melhor para um mundo em que as pessoas convivam com as plantas de forma harmoniosa.

Este projeto se mantém através de apoio financeiro público, feito por amigos e admiradores do projeto, cursos e propagandas.

Visão Geral

O projeto Tudo Sobre Plantas visa promover a difusão do conhecimento sobre todas as informações relacionadas a plantas, inclusas técnicas de cultivo e cuidados, através de um banco de informações com acesso online e grupo de estudos, para troca de conhecimentos sobre plantas e suas utilizações etnobotânicas, científicas e antropogênicas, com o intuito de desenvolver um banco VIVO de conhecimentos.

Sustentabilidade

Pretendemos ajudar as pessoas a plantarem e cuidarem de plantas, repassando informações sobre os usos corretos de diversas espécies. A ideia é formar novos cultivadores e aprimorar o conhecimento popular sobre as plantas, criando uma rede pública de apoiadores para a manutenção e desenvolvimento do projeto.

Objetivos alcançados

  • Formar uma rede de conhecimentos sobre plantas.
  • Difundir idéias e soluções relacionadas a plantas.
  • Fomentar um aprendizado contínuo e multidisciplinar sobre os mais variados campos de pesquisa ligados a plantas.
  • Informar com qualidade, objetividade e em linguagem popular.
  • Proporcionar ambiente virtual para pesquisas e troca de informaçõees.
  • Desenvolver ferramentas de apoio ao ensino, pesquisa e compartilhamento de informações.
  • Aprender e acompanhar pesquisas que sejam de interesse da população.
  • Estimular curiosidades benéficas e sadias.
  • Promover debates sobre assuntos ligados ao uso de nosso ambiente.
  • Apoiar projetos e pesquisas científicas sobre plantas.
  • Preservar a memória e o conhecimento popular.
  • Formar cultivadores mais capacitados.

Desafios

  • Desenvolver uma rede de apoiadores para a manutenção e crescimento do projeto.
  • Pesquisar e catalogar todas as informações possíveis sobre plantas, em um formato de fácil acesso, online e gratuito, permitindo que estas informações possam ser utilizadas de forma distribuída.
  • Proteger o uso popular de plantas medicinais.
  • Criar uma rede de trocas de sementes livres de patentes.
  • Manter os projetos desenvolvidos pelo Tudo Sobre Plantas funcionando de forma colaborativa e autônoma, via seleçãoo pública de voluntários para grupos de Consultores, Cultivadores, Editores e Gestores, formando o Comitê Gestor de uma nova organização.
  • Crescer e multiplicar, adaptando o projeto às novas plataformas de comunicaçãoo online.
  • Plantar e ajudar a cuidar de milhares de plantas.

Quais assuntos são pertinentes a esta missão?

  • Grupo de Estudos sobre Plantas, Hortas Comunitárias, Farmácias Vivas, Orgânicos, Estudo de Plantas Notáveis, Meio Ambiente, Cannabis, Transgênicos, Créditos de Carbono, Biocombustíveis, Biotecnologia, Florais, Homeopatia, Fitoterapia, Permacultura, Bioconstrução, Energia Livre Renovável, Agroflorestas, Agroecologia, Agricultura Biodinâmica, Agricultura Sintrópica, Redes de Trocas Diretas, Ecovilas, Comunidades Autossuficientes, Economia Circular, Economia Solidária, Sistemas Colaborativos, Ana Primavesi, Ernst Götsch, Masanobu Fukuoka, Agricultura Regenerativa, Reflorestamento, Beneficiamento / Agregação de Valor, ...

O que é o nosso Grupo de Estudos?

Espaço virtual para Troca de Informações, Saberes e Vivências, envio de Notícias ou Debates sobre assuntos relacionados a plantas, em um grupo via Internet com regras para utilização e moderação voluntária.

São várias opiniões e questões a serem discutidas, em prol da união e formação de novos ramos, novas idéias.

Através do Grupo de Estudos sobre Plantas do projeto se informa sobre os vários assuntos debatidos e tem a chance de aprender com a troca de informações.

Dos debates brotam parcerias, projetos e o que é fundamental: qualidade de informação.

Fanpage Tudo Sobre Plantas (era Jornal SOS Verde)

- Nosso informativo migrou para a Fanpage no Facebook. Acesse [ AQUI ].

Sobre a Divulgação de Informações

Em termos gerais, este projeto pretende divulgar informações fidedignas sobre plantas em seus usos diversos, sempre dando maior destaque para pesquisas e fatos científicos, que comprovem a utilização de plantas de forma:

  • Ambientalmente segura,
  • Biologicamente segura,
  • Socialmente justa,
  • Economicamente vantajosa,
  • Eticamente aceitável,
  • Devidamente rotulada.

Lutamos para evidenciar os usos de plantas medicinais que também já foram comprovados cientificamente, que corroborem o que a sabedoria popular consagrou; além de promover a divulgação, através da publicação de artigos e textos, de outros blogs e projetos, que estejam ligados a plantas e em sintonia com o que estamos desenvolvendo.

Pretendemos dar atenção maior às notícias que não estejam sendo devidamente veiculadas pela mídia em geral, tentando sempre melhor informar nossos leitores sobre assuntos como transgênicos, créditos de carbono, biocombustíveis, usos da Cannabis, fitoterápicos, plantas medicinais, homeopatia, terapias holísticas e outros assuntos, onde existam poucas informações fidedignas e véus de ignorância.

Nosso intuito é informar.

Cabe ao leitor, de posse das informações veiculadas, formar opinião crítica sobre os assuntos veiculados e debater, sempre que discordar dos artigos, ou desejar acrescentar informações através de comentários, para aprimorar a base de conhecimentos que estamos formando.

Em resumo, o projeto Tudo Sobre Plantas, incluindo todas suas formas de comunicação, funciona para ajudar aqueles que estão tendo dúvidas ou problemas com algum tipo de planta, cultivo ou meio-ambiente.

Você irá encontrar a informação que procura, ou meios para pesquisar mais sobre os assuntos que deseja.

Blog Tudo Sobre Plantas

Hospedagem gratuita – notícias e informações sobre assuntos ligados a plantas.

Para participar como editor / autor é necessário preencher o Cadastro de Editores [ LINK ].

É o nosso espaço para divulgação de notícias relacionadas a plantas e demais assuntos pertinentes. Também funciona como nosso informativo oficial, pela facilidade de publicação de textos e imagens.

:: SiSTSP :: Projeto Tudo Sobre Plantas ::
:: cadastro :: enviar dúvida :: listagem ::
:: qtd. cadastrados com info. :: 1441 ::
:: Integrantes :: informações pessoais

SP - São Paulo

:: Consuelo flores borges :: [ MAIS ]

Tem um trecho de dois km de chão de terra, penso que poderia colocar algumas lixeiras, lugar lindo e as pessoas joga lixo. Temos que manter o verde.colocar placas *proibido jogar lixo*

GO - Goiás

:: Fernanda Almeida :: [ MAIS ]

SOU COORDENADORA DE UM CURSO TECNICO DE AGROECOLOGIA EM GOIAS

:: Galahad Gomes :: [ MAIS ]

Eu era do tipo que deixava cacto morrer. Hoje venho cultivando plantas que, se deixarem, faço da casa uma floresta.

SP - São Paulo

:: Janaina Machado Akazawa :: [ MAIS ]

Sou uma curiosa, que adora plantas e ervas, e leio bastante sobre o assunto e faço cursos de chás, banhos e remédios terapêuticos.

AM - Amazonas

:: simone tavares :: [ MAIS ]

ola,sou tecnica agrícola,cursando agroecologia,gosto muito da natureza e sua conservação,busco aprendizado e somar com a permanência da floresta em seu habitat, vida replantios, semeaduras de sementes, retirada do agrotóxico, orgânicos em 1o lugar,

MG - Minas Gerais

:: teresa eugênia veloso de andrade :: [HP] :: [ MAIS ]

Sou apenas uma curiosa pelas plantas em geral e amante da natureza. Sempre que possível estou em contato com elas.

:: Célia Regina de Carvalho :: [ MAIS ]

Tenho especialização em agricultura biodinâmica e desenvolvo um projeto biodinâmico em um sítio em Mariana-MG

RS - Rio Grande do Sul

:: Marcia Rodrigues :: [ MAIS ]

Sou engenheira civil e me enteresso muito spbre plantas

SC - Santa Catarina

:: Ana Marta Schafaschek :: [HP] :: [ MAIS ]

Desenvolvo estudos e trabalhos com agroecologia e horta orgânica.

AP - Amapá

:: JULIO CESAR BUSCARONS :: [ MAIS ]

agricultor, tenho um viveiro de mudas de açaí e outras plaantas

pág. 1 


Listados 10 de um total de 1441 encontrado(s).
Dica: Tente utilizar palavras de filtragem para otimizar a pesquisa.

Termo de Utilização

Este espaço - grupos do Tudo Sobre Plantas e o portal TSP - está aberto para todos os amantes da natureza trocarem informações sobre plantas.

Pedimos apenas para que se abstenham de:

  • assuntos que não estejam ligados a plantas;
  • opiniões inflamadas, ofensivas, partidárias, de cunho religioso ou apologia às drogas;
  • propagandas de cursos ou produtos comerciais não autorizadas pelo administrador ;
  • mensagens de um integrante para outro, que não contribuam para o debate de assuntos do grupo;
  • respostas pedindo sementes a um ofertante via espaços para comentários;
  • arquivos "pesados", acima de 3 Mb, frequentes;
  • arquivos anexados aos emails postados.

Qualquer mensagem com o conteúdo acima descrito poderá ser interpretada como indevida e o participante excluído / banido por tempo indeterminado, dos grupos de estudo e/ou do projeto.

Mensagens que não estejam ligadas ao tema "plantas" podem ser enviadas, desde que o texto " [off-topic]" seja colocado no assunto da mensagem. Basta usar o bom senso.

Este Termo de Utilização poderá ser atualizado a qualquer momento, sempre que for necessário.

Os dados fornecidos na ocasião do cadastro são divulgados parcialmente em nossa listagem de integrantes, segundo a política de privacidade adotada no Tudo Sobre Plantas.

(Termo atualizado em:, Domingo, 18/11/2018)

Política de Privacidade

  • O Tudo Sobre Plantas percebe a importância da privacidade na Internet e a defende. Acreditamos ser importante que você saiba como tratamos as informações sobre você, que recebemos através de nossos cadastros.

  • Em geral, você pode visitar o Tudo Sobre Plantas sem se identificar ou revelar qualquer informação sobre sua visita.

  • Nosso servidor web mantém um relatório de nomes de domínio de visitantes. Estas informações são agregadas para que possamos analisar o número de visitas, o tempo médio gasto no site, as páginas mais visitadas etc. O Tudo Sobre Plantas se utiliza estas informações para avaliar o uso do portal e aprimorar seu conteúdo.

  • Normalmente, as informações pessoais que coletamos somente são utilizadas por nós para responder às suas indagações, processar um pedido ou permitir que você acesse informações de áreas exclusivas ou reservadas aos participantes cadastrados.

  • Não utilizamos o endereço de e-mail fornecido para contato, através de nosso formulário Fale Conosco, para nenhum fim senão repassar perguntas ligadas à plantas aos nossos grupos de estudos, ou entrar em contato com você, diretamente.

  • Nós pedimos o seu CPF, na ocasião do cadastro, por questões de segurança e validação. Desta forma, impedimos a ocorrência de cadastros repetidos e evitamos que alguém tente utilizar seus dados de forma indevida.

    Asseguramos que seu CPF não será divulgado ou compartilhado com nenhum outro indivíduo ou instituição. Ele será usado apenas para registro no portal Tudo Sobre Plantas.

Falar conosco significa dispor de toda a nossa rede de contatos, para buscar ajuda às questões de seu interesse.

  • Aos poucos, estaremos personalizando o portal para o gosto e preferências de cada visitante reconhecido. Uma tecnologia denominada cookies estará sendo utilizada para fornecer a você informações personalizadas.

    Um cookie é um arquivo texto, com dados de acesso, que uma página de um website armazena em seu computador. Ao voltar ao Tudo Sobre Plantas, você estará automaticamente identificado.

    Você poderá ajustar o seu browser para notificá-lo quando você receber um cookie.

  • Às vezes, realizamos pesquisas on-line para entender melhor as necessidades e o perfil de nossos visitantes. Ao realizarmos uma pesquisa, tentaremos informá-lo sobre como utilizaremos as informações, à época em que coletarmos as suas informações na Internet.

  • O portal Tudo Sobre Plantas poderá conter conexões (links) com outros portais, tais como parceiros, colaboradores ou páginas indicadas por nossos visitantes.

    Embora tentemos conectar apenas sites que compartilham nossos altos padrões e respeito pela privacidade, não somos responsáveis pelo conteúdo ou pelas práticas de privacidade empregadas por outros websites.

  • Os campos do formulário de cadastro, como UF, nome, URL (páginas na Internet) e informações sobre projetos pessoais, se preenchidos, serão exibidos em nossa listagem de integrantes. Somente quando um participante identificado (que tiver efetuado o login) acesssa esta listagem é que poderá ter acesso ao email de outro participante, para facilitar o contato.

  • Seus dados para contato estarão disponíveis para quem desejar participar do Banco de Sementes. A identificação permite que você não precise preencher formulários desnecessários, na hora de fazer um pedido, ou participar de promoções que eventualmente venham a ser criadas, além de acesso desbloqueado ao conteúdo exclusivo para usuários do portal.

Você está seguro. Suas informações em nosso banco de dados possibilitam personalizar este portal para você.

  • Ao clicarem em nossos banners, nossos visitantes estão conhecendo os projetos e portais de nossos anunciantes.

  • Ao clicarem em nossos links, os visitantes poderão conhecer um pouco do que já foi pesquisado por quem nos visita.

  • Em nosso sistema de envio de abaixo-assinados, somente serão enviados dados pessoais como RG e email, caso o subscritor marque a opção correspondente; do contrário, somente serão enviados nome, cidade e UF do assinante. O abaixo-assinado de cada subscritor é identificado por IP[2].

  • Em nosso Banco de Links, as informações sobre o responsável pelo projeto indicado não serão apresentadas ao público.

  • O sistema prevê uma forma de contato direto entre nossos participantes. Desta forma, os endereços de email dos usuários cadastrados estão disponíveis para os que efetuarem a identificação no sistema.

O portal Tudo Sobre Plantas cresce e abre novos ramos. Você será avisado sobre cada passo através de nossos grupos de estudos, ou através de nosso informativo.

Use com bom senso!

Anderson C. Porto

Gestor do projeto Tudo Sobre Plantas

NOTAS:

[1] portal: websites, sites, páginas e endereços na Internet, portais.

[2] IP = Internet Protocol: um dos protocolos mais importantes do conjunto de protocolos da Internet. Por definição é o código numérico responsável pela identificação de máquinas, redes e sub-redes.

[3] Login: identificação no sistema composta de apelido e senha, que permite identificar quem está acessando o sistema.

atualizado em: 26/02/2010

Seja bem-vind@!

O projeto Tudo Sobre Plantas é um conjunto de ferramentas de pesquisa para ajudar pessoas em busca por informações corretas sobre espécies nativas e exóticas cultivadas.

Participamos de grupos de estudos, fóruns, galerias, blog e bancos de sementes, tudo isso ao longo de 16 anos de muito aprendizado, estudos e práticas, sempre atendendo da melhor forma seus visitantes e participantes..

Cada um de nós, que gosta de plantas e procura aprender com elas, pode entrar em contato com outras pessoas que possuem os mesmos interesses, formando assim uma rede de conhecimentos distribuídos.

Nosso banco de dados apenas tenta reunir estas informações, passando antes pela observação, análise de informações e inserção na base de dados, com bibliografia pesquisada em livros e sites na Internet.

Tentamos prover fotos das espécies cadastradas e nossa meta é cadastrar informações de 20 mil espécies de características interessantes / notáveis.

O que pretendemos é formar novos cultivadores e aprimorar nosso conhecimento sobre as plantas.

Por causa da seriedade deste trabalho, nosso portal é indicado por diversos admiradores e parceiros.

Procure se informar sobre o que está sendo feito, conhecendo o Banco de Dados, Grupos de Estudos, Blog, Fanpage e demais ramificações do Tudo Sobre Plantas.

Depois, experimente cadastrar-se e participar do que estamos fazendo.

Seja bem-vind@ ao Tudo Sobre Plantas!

Cadastro no Projeto Tudo Sobre Plantas .com.br
ABFIT - Associação Brasileira de Fitoterapia
Agrobiológica - Soluções Naturais
Bionatur - Sementes Agroecológicas
Camisetas Orgânicas


:: Blog Tudo Sobre Plantas ::

Comunidade no Facebook

Notícias via Twitter



Wildcard SSL Certificates